Home







O INSTITUTO
    PROF. IVO PITANGUY    PÓS-GRADUAÇÃO    PROCEDIMENTOS    LINKS    CONTATO  


O INSTITUTO

Criado em 2005, o Instituto Ivo Pitanguy na verdade nasceu muito antes, ainda na década de 60 quando foi implantado o Serviço de Cirurgia Plástica da, então, 8º enfermaria que mais tarde passou a ser a 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. A iniciativa surgiu após o retorno de uma viagem à Europa, quando o professor e mestre Ivo Pitanguy sentiu a necessidade de transmitir toda a experiência e conhecimento adquirido durante o estágio fora.

No mesmo ano de 1960 foi dado início ao Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC do Rio e dois anos mais tarde aconteceu a primeira formatura da turma de cirurgiões plásticos.

Já foram atendidos mais de 50 mil pacientes desde a criação desse serviço, hoje subordinado ao Instituto Ivo Pitanguy. Uma média de 1400 operações por ano, realizadas nas três salas que compõem o Centro Cirúrgico do Instituto, que ainda conta com um total de 16 leitos.
Inúmeros casos de sucesso no qual o paciente foi beneficiado não só com a reparação física como psicológica, elevando sua auto-estima e melhorando a sua relação com o mundo, obtendo mais saúde e amor à vida.

A motivação pelo amor ao ser humano também é uma das premissas do Instituto, que tem como sentido verdadeiro valorizar o ensino da Cirurgia Plástica, ressaltando a importância social, compartilhando o conhecimento aos jovens residentes e o atendimento aos que precisam.

Com a finalidade de prestar assistência médica gratuita na área de cirurgia plástica reparadora, o Instituto Ivo Pitanguy vem obtendo sucesso no atendimento as pessoas de baixa renda que não tem condições financeiras de arcar com procedimentos médicos dessa natureza. O propósito é manter acesa a filosofia do professor Ivo Pitanguy de formar profissionais capazes de levar a especialidade de Cirurgia Plástica aos mais remotos territórios do Brasil e do exterior, disseminando o conhecimento técnico e a excelência e tradição do serviço prestado pelo Instituto.

© 2011 Instituto Ivo Pitanguy. Todos os direitos reservados.
38ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia, 206, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-022
Tel: (+ 55 21) 2532-3092 e (+ 55 21) 2532-4455