Home







O INSTITUTO
    PROF. IVO PITANGUY    PÓS-GRADUAÇÃO    PROCEDIMENTOS    LINKS    CONTATO  

 

 

BREVE HISTÓRICO

 

Depois de passar por diversos serviços nos Estados Unidos e Europa, o professor Ivo Pitanguy retornou ao Brasil com o desejo de transmitir a outros cirurgiões, a experiência adquirida em anos de estudo e prática internacional.
Assim, nasceu o primeiro serviço de Cirurgia da Mão da América do Sul, embrião do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica, que posteriormente passou a funcionar na 38ª Enfermaria, vinculado à Escola Médica de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, o que veio complementar o treinamento dos residentes, especialmente na área da cirurgia estética.
O programa do curso foi idealizado no sentido de propiciar aos jovens cirurgiões um conhecimento teórico-prático ao longo de três anos. Na medida em que a Cirurgia Plástica se firmou como especialidade que visa a proporcionar ao ser humano um melhor convívio social, houve um maior interesse dos cirurgiões em procurar centros de formação especializada. Assim, a demanda de candidatos ao curso cresceu significativamente, o que levou o Instituto Ivo Pitanguy a integrar ao seu curso, o Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas.
Desde o início, o objetivo principal do curso de Pós-graduação do IIP é conceituar a Cirurgia Plástica como ramo nobre da Cirurgia Geral. Por isso, ao longo dos anos foram acrescentados ao curso especialidades que foram se criando dentro da própria cirurgia plástica, como cabeça e pescoço; Maxilo-Facial; Queimados; Mão e Microcirurgia, entre outras. Vale ressaltar que todos os módulos sempre foram conduzidos por professores associados da mais alta competência, permitindo ao curso oferecer aos residentes uma conceituação sólida e abrangente da especialidade: cirurgia reconstrutora e estética.

 

Após quase 15 anos de sua criação, no início dos anos 60, o Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutora do Prof. Ivo Pitanguy é reconhecido, em 1974, como Serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em 1985, em cerimônia na Academia Nacional de Medicina, o Professor Ivo Pitanguy é empossado como professor titular do Curso de Pós-graduação em Cirurgia Plástica do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.

 

© 2011 Instituto Ivo Pitanguy. Todos os direitos reservados.
38ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia, 206, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-022
Tel: (+ 55 21) 2532-3092 e (+ 55 21) 2532-4455