Home







O INSTITUTO
    PROF. IVO PITANGUY    PÓS-GRADUAÇÃO    PROCEDIMENTOS    LINKS    CONTATO  

DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL (cirurgia plástica do abdômen)

A finalidade principal desta cirurgia é recuperar uma proporção entre o abdome com o restante do tronco e dos membros. A redução no peso corporal varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Os melhores resultados são obtidos quando a flacidez cutânea é mais acentuada que o excesso de gordura. Nos casos de paciente com peso acima do normal, o resultado será compensador, porém o excesso de gordura nas regiões vizinhas ao abdome não deixará de existir, o que nos leva a aconselhar um emagrecimento antes da cirurgia.

A cicatriz da abdominoplastia varia com cada caso. A mais comum é aquela que se localiza horizontalmente logo acima do púbis, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão dependendo do volume de abdome a ser retirado. Normalmente tenta-se posicionar esta cicatriz para ficar “escondida” sob os trajes de banho. Outro tipo de cicatriz é a vertical, que podemos utilizar naqueles pacientes que já apresentem uma cicatriz também vertical (no meio do abdômen o próximo a ele), ou que necessitem retirar grande quantidade de tecido devido a um grande emagrecimento.  Nos primeiros 30 dias a cicatriz tem um bom aspecto e é pouco visível, podendo apresentar discreta reação aos pontos ou ao curativo. No período subseqüente (pode durar até um ano), a cicatriz fica normalmente mais espessada, podendo passar de uma coloração avermelhada para um tom marrom, o que não deve preocupara as pacientes, pois tudo isso é considerado normal. Após este período, a cicatriz começa a clarear e fica menos espessa. A avaliação final deverá ser feita após o 18º mês de evolução.

Nos primeiros meses o abdome pode ficar insensível em algumas áreas intercalando-se com períodos de edema (inchaço) que regridem espontaneamente. O aspecto esticado e plano do pós-operatório melhora com o início dos exercícios.
 
A cicatriz ao redor do umbigo sofre a mesma evolução da cicatriz inferior. Ocasionalmente pode ser necessário realizar uma correção dessa cicatriz (sob anestesia local) após alguns meses de evolução, dependendo do problema de cicatrização apresentado.

Não há nenhuma contra-indicação de engravidar após este tipo de cirurgia, contudo deve-se ficar ciente que uma gravidez pode alterar o resultado obtido.
Neste tipo de procedimento é comum um certo desconforto, devido à posição que se assume no leito. A dor pode ocorrer em decorrência de alguma complicação (que é rara) ou quando a cirurgia é associada com algum procedimento intra-abdominal. Por esse motivo, esse tipo de associação não é recomendado.

A anestesia de escolha é a peridural. A duração da cirurgia varia de 90 a 120 minutos, excluindo os tempos de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Eventualmente podemos associar uma lipoaspiração nas laterais do abdome e no “estomago” para melhorar o contorno. São empregados drenos mantidos sob aspiração para evacuar coleções liquidas da área descolada do abdome. O período de internação pode variar de 1 a 3 dias. Geralmente após a alta já liberamos para o banho.

Os curativos são trocados periodicamente conforme a conveniência e a retirada de pontos iniciam-se no 8º dia de pós-operatório, mas raramente ultrapassa duas semanas para retirada total. A utilização da cinta ou do modelador vai depender da evolução do paciente, mas nunca será inferior a três meses.

Em algumas pacientes obesas pode ocorrer a eliminação de líquido amarelado por um ou mais pontos da cicatriz após a retirada dos drenos. Este fenômeno nada mais é que a liquefação da gordura residual próxima à área da cicatriz que está sendo eliminada, contudo sem corresponder a uma complicação.
Microcorrente, Drenagem Linfática, Ultrasom, Eletroporação, Fotomodulação com LEDS, Estimulação Eletrônica Russa, Endermologia e Carboxiterapia poderão ser utilizados, separados ou em conjunto, para acelerar a recuperação e o resultado pós-operatório. Laser Nd Yag de 1064 nm, Thermacool e cosmecêuticos vários podem complementar e otimizar o resultado final.

© 2011 Instituto Ivo Pitanguy. Todos os direitos reservados.
38ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia, 206, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-022
Tel: (+ 55 21) 2532-3092 e (+ 55 21) 2532-4455